Arte Shipibo: tramas femininas no coração da floresta

A designer de interiores Marina Linhares e a empresária Flora Gusmão aceitaram o convite da Casapronta Quartos e lançam coleção que leva para o mobiliário a simples e sofisticada arte das índias bordadeiras Shipibo (Amazônia peruana).

A natureza tem estado cada vez mais presente em meus projetos, contribuindo para aquele indispensável toque de aconchego que aproxima e integra.
— Marina Linhares

Há três anos, Flora fez uma visita casual à tribo Shipibo e encantou-se com esse trabalho – com tramas que combinam delicadeza e força, revelação e mistério, a natureza e os sonhos. A técnica é elaborada e envolve desde o traçado inicial em palitos até o banho de tingimento com raízes queimadas, passando pelo rico bordado de linhas coloridas.

Para Marina Linhares, a oportunidade fortalece seu posicionamento pessoal e profissional: “A natureza tem estado cada vez mais presente em meus projetos, contribuindo para aquele indispensável toque de aconchego que aproxima e integra. Desta vez, os tecidos eram intensos e o desafio foi harmonizá-los em peças feitas para pessoas que buscam exclusividade.” Flora Gusmão complementa: “Na cultura Shipibo, traduzir o cosmo e a natureza é responsabilidade da mulher – que cumpre esse papel enquanto trabalha e sonha. A parceria com Marina e com a Casapronta Quartos produziu um resultado surpreendente, que revela essa capacidade feminina de criar e encantar.”